DEUS É FIEL

DEUS É FIEL
MOVIDO A PURA PAIXÃO

sábado, 24 de abril de 2010

ODILON SANTOS o começo de uma grande historia

O Sr. Odilon Santos fundou sua primeira empresa de transporte coletivo intermunicipal em 1938, na cidade de Uberlândia (MG): a Expresso Pontal. Mais tarde ela veio a se chamar Viação Araguarina. E foi com essa alcunha que o Sr. Odilon trouxe sua marca para Goiânia. Em 1960, a sede do negócio foi transferida para a capital de Goiás.

Cinco anos depois, a Viação Araguarina incorporou a Expresso Santa Luiza e passou a disponibilizar suas primeiras linhas no transporte coletivo urbano. Inicialmente eram 3 linhas e 12 veículos. Um ano depois, a empresa ampliou o serviço e se tornou a maior da cidade.

Em janeiro de 1971 foi fundada a Rápido Araguaia, que, inicialmente, se dedicava ao transporte intermunicipal de passageiros. A mudança em sua área de atuação começou em 1979, quando a Rápido transferiu parte de suas linhas para a Araguarina e passou a operar na região Oeste do estado, ligando os municípios de Araguaçu, Formoso, Mutunópolis e Mundo Novo.

Já em 1987, todas as linhas intermunicipais da Rápido Araguaia tinham sido transferidas para a Araguarina, que por sua vez, cedeu as concessões de transporte coletivo urbano em Goiânia para a Rápido. Assim, definiu-se melhor a atuação de cada uma destas empresas. A Viação Araguarina passou a dedicar-se somente ao transporte rodoviário e a Rápido Araguaia ao transporte metropolitano.

O ingresso da Rápido Araguaia no transporte metropolitano de Goiânia foi fundamental para o desenvolvimento da cidade e a integração das comunidades. O reconhecimento público pode ser mensurado nos prêmios que recebeu: Melhor Empresa de Transporte Metropolitano de Passageiros do Brasil em 1995, 1996, 1998 e 1999; Melhor das Melhores do Transporte Nacional em 1995; Qualidade em Transportes em 1996; Pop List de 1996 a 2001 e muitos outros.

Nestas mais de três décadas de atuação, a Rápido Araguaia tornou-se a empresa que, diariamente, mais transporta passageiros em Goiânia.

Um comentário:

  1. Aeeew dono da LOUKOS POR ÔNIBUS, que tal fasermos uma parceria hein?,eu com a Busólogos do Sul,e você com a LOUKOS POR ÔNIBUS,se quiser,me procure,sou o Marcos Lok com uma foto de um Viaggio 900 G7 da empresa Sogil,aguardo resposta

    ResponderExcluir