DEUS É FIEL

DEUS É FIEL
MOVIDO A PURA PAIXÃO

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Rio desenvolve ônibus não poluente para a Copa de 2014

Rio desenvolve ônibus não poluente para a Copa de 2014

Veículo movido a eletricidade e hidrogênio circulará a partir de junho

Pesquisadores do Rio de Janeiro apresentaram na terça-feira (25), um ônibus que não polui o meio ambiente. O veículo experimental foi produzido com tecnologia 100% brasileira e é uma mostra do que a cidade quer de solução em transporte para a Copa de 2014.
O ônibus é carregado na eletricidade, e usa também o hidrogênio combustível. Assim, ele pode rodar até 300 km sem parar para abastecer. O veículo tem uma espécie de pilha que faz o motor funcionar. Nela entram o hidrogênio e o oxigênio da atmosfera. Do processo, resultam energia elétrica e vapor d’água.
O projeto foi desenvolvido pela Coppe, da Universidade do Rio de Janeiro, em parceria com as empresas Weg, Rotarex, Busscar, Guardian, EnergiaH, Energysat, Eletrocell, Controllato, Manvel, Hubz, Usiminas e Eletrobrás.
O equipamento deve entrar em funcionamento em junho, em uma linha da capital fluminense. Ainda tem um custo superior aos ônibus comuns, mas a estimativa do coordenador do projeto, Paulo Emílio de Miranda, professor da Coppe, é de que essa diferença desapareça a partir da produção em escala. "Por enquanto, é só um protótipo, não há como comparar com a produção industrial", disse ao jornal O Globo.

Cinco países, além do Brasil, pesquisam esta mistura de fontes de energia para o transporte. Os veículos estrangeiros soltam vapor pelo escapamento. No modelo criado com tecnologia brasileira, o vapor é aproveitado. Vira água e contribui para o funcionamento do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário