DEUS É FIEL

DEUS É FIEL
MOVIDO A PURA PAIXÃO

terça-feira, 12 de outubro de 2010

TECNOLOGIA A FAVOR

Sistema eletrônico em coletivos auxilia cegos na cidade de Jaú

O município de Jaú é o primeiro do Brasil a implementar sinalização eletrônica para facilitar o uso do transporte público por deficientes visuais. Os ônibus municipais já estão equipados com o sistema que permite a comunicação entre motorista e usuário. Até o final do mês, todos os motoristas serão treinados para usar o aparelho, chamado de DPS2000. O método é simples: o deficiente visual carrega um aparelho do tamanho de um celular que emite ondas de baixa frequência -semelhantes às de rádio- a uma distância de até 100 metros.

Quando o usuário seleciona no aparelho a linha de ônibus que vai usar, o motorista recebe sinais luminosos e sonoros para parar no ponto seguinte. Para que a pessoa não embarque no ônibus errado, o receptor de sinal informa o número da linha. A Prefeitura de Jaú testou o sistema entre junho e julho passados, com três linhas de ônibus e dois cegos. Um deles é Tiago de Souza, 20, que ficou satisfeito com a acessibilidade do aparelho.

“São apenas três comandos: para cima, para baixo e enter. Eu mesmo programo a linha que preciso pegar em cada dia, não tenho do que reclamar’’, afirmou. A prefeitura vai atender gratuitamente 50 deficientes visuais com o aparelho. Os demais usuários terão de pagar R$ 250 pelo transmissor.

Segundo o gerente da Secretaria de Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú, Estevam Rogério da Silva, o projeto, que custou R$ 40 mil, vai priorizar os passageiros mais pobres. O último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2000, mostrava que 6,9% dos cerca de 120 mil habitantes de Jaú eram deficientes visuais. Além deles, os analfabetos também serão beneficiados, já que poderão ouvir qual é a linha do ônibus quando estiverem no ponto.

Fonte: JC Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário