DEUS É FIEL

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MOVIDO A PURA PAIXÃO

sexta-feira, 21 de maio de 2010

por WARLEM SABINO




Legenda das fotos em anexo
Onibus: O onibus biarticulado, que integra o BRT
Onibus 1: a plataforma do sistema BRT
onibus 2: a exposição do Show Bus
onibus 3: exposição do Show Bus - vista de chassi
onibus 4: o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jürgen Ziegler

Mercedes-Benz realiza evento de olho na Copa do Mundo
Montadora espera abocanhar fatia de mercado de ônibus que deve crescer com Copa do Mundo de 2014
Quatro anos antes do início da Copa do Mundo, não é apenas o poder público que se movimenta para melhorar a infraestrutura do País visando o Mundial. Empresas multinacionais como a Mercedes-Benz do Brasil estão de olho num mercado que pode alavancar as vendas de ônibus em até três mil veículos até 2014. Movimentação financeira na casa dos bilhões de reais.
Na segunda semana de maio, a Mercedes promoveu em Campinas (SP), onde fica sua fábrica, a segunda edição do Show Bus para mostrar à imprensa, operadores, gestores e fornecedores do transporte urbano novidades sobre chassi para ônibus. O grande chamariz foi a troca de experiências sobre o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que é a adoção de ônibus biarticulados e plataformas de embarque no transporte coletivo urbano.
O sistema já é adotado em cidades como São Paulo, Curitiba, Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile) ,e dá mais velocidade ao transporte coletivo. A montadora alemã, além de vender os chassis, fornece ainda consultoria na instalação das plataformas. Lembrando que a fábrica detém atualmente 54% do mercado nacional de ônibus. Em países vizinhos, como a Argentina, alcança 60%.
“A grande maioria das 12 cidades que receberão os jogos da Copa já optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, especialista em Sistemas BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a população”, emendou Gustavo. Ou seja, as cidades não devem comprar apenas ônibus, mas o sistema completo. Está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) recursos para que os municípios possam implantar melhorias no sistema de transporte coletivo urbano.
Para atender o possível crescimento da demanda, a montadora já obteve junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) empréstimo no valor de R$ 1,3 bilhão para ampliar a fábrica em Campinas. “Estamos expandindo nossa plataforma de mercado de veículos comerciais para atender a demanda da Copa”, afirmou o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Jürgen Ziegler.
A Mercedes fez questão de lembrar que oferece solução completa no sistema BRT. Segundo a empresa, a gama de chassis de ônibus atende a todas as demandas dos sistemas de transporte de passageiros. Desde veículos articulados dos corredores exclusivos até ônibus convencionais e microônibus das linhas alimentadoras e distribuidoras, que interligam os bairros, compondo o sistema integrado.
Informa ainda que, além da mais completa linha de ônibus do País, a Mercedes-Benz também oferece aos clientes assessoria especializada em transporte de passageiros. A ampla experiência acumulada nesta área culminou, em 2007, na criação de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, oferecendo apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.

Box
Entenda o sistema BRT
· Vias exclusivas – O sistema BRT é formado por corredores de ônibus exclusivos e linhas alimentadoras que partem de vários pontos das cidades.
· Pontos de parada específicos – Os pontos de parada específicos do BRT, amplos e modernos, facilitam o embarque e desembarque de usuários, agilizando a operação de transporte.
· Integração com os demais modais de transporte – Modais já existentes e novos formam, juntos, a base de um sistema viário bem coordenado.
· Conceitos de veículos – Ônibus para elevado número de passageiros, com conforto, segurança e compatibilidade ambiental.
· Rentabilidade operacional – Elaboração equilibrada de tarifas e de distribuição de receitas entre os operadores.
· Disponibilidade de veículos – Produtos e serviços adequados às demandas dos operadores, assegurando a confiabilidade da frota.
· Operação – A gestão de tráfego e de frota em tempo real visa a melhor prestação de serviços aos usuários, destacando-se pela informação de fácil entendimento aos passageiros.


Correlata
Empresa apresenta dois novos chassis
Paralelo às demonstrações do sistema BRT (Bus Rapid Transit), a Mercedes-Benz do Brasil apresentou seus novos modelos de chassis para ônibus. Destaque para os modelos O 500 RSDD 8x2 e OF 1730. O primeiro, com versões de potência de 360 ou 422 cv, cria nova opção para carroçarias Double Deck (parte superior do ônibus para passageiros e parte inferior com espaço para passageiros e bagagens), oferecendo maior qualidade e conforto no transporte rodoviário e no turismo de luxo.
Já o OF 1730 foi concebido para aplicações intermunicipais, bem como para fretamento e curtas distâncias rodoviárias, sendo ideal para clientes que necessitam de maior velocidade média em suas operações. Com entreeixos de 5.950 mm, o chassi OF 1730 permite a instalação de carroçarias até 13,2 metros, com até 52 assentos na versão intermunicipal e até 40 assentos na versão rodoviária, que pode receber toalete e ar condicionado.
Mesmo sem ser novidade na segunda edição da Show Bus, o chassi OH 1518 teve apresentação de destaque em Campinas (SP). O modelo é biarticulado e indicado para o sistema BRT.
Este novo chassi conta com suspensão integral a ar e sistema de ajoelhamento do ônibus, que nivela o veículo com a calçada durante as paradas, facilitando e agilizando as operações de embarque e desembarque, permitindo também o cômodo acesso para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.
Apto para a montagem de carroçarias até 11 metros, o chassi OH 1518 LE é indicado para linhas alimentadoras dos sistemas de transporte de passageiros de médias e grandes cidades.
Warlem Sabino é reporter do Diario da Manha em Goiania e colaborador voluntario desse blog.

Um comentário:

  1. PARABÉNS WARLEM, EU COSTUMO LER SUAS MATERIAS NO DIÁRIO DA MANHÃ E NO JORNAL CIDADE E MESMO QUE NÃO TIVESSE OS CREDITOS EU RECONHECERIA QUE ERA SUA MATERIA

    QUENIA

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