DEUS É FIEL

DEUS É FIEL
MOVIDO A PURA PAIXÃO

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

BLOG PONTO DE ÔNIBUS

BLOG PONTO DE ÔNIBUS

Informações sobre Transportes

Toyota vai comercializar 100 ônibus a hidrogênio que devem circular nas Olimpíadas de 2020

toyota hidrogênio
Ônibus a Hidrogênio da Toyota: cem unidades devem começar a circular nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Foto: Divulgação
Planos da montadora são de vender no ano 30 mil veículos com tecnologia de menores emissões em 2020 e produzir apenas automóveis limpos a partir de 2050
ADAMO BAZANI
A Toyota informou que pretende comercializar em 2020 aproximadamente cem ônibus movidos por células de combustível a hidrogênio. Os veículos que, em vez de fumaça liberam vapor d’água re eduzem em 100% as emissões de poluentes, devem prestar serviços urbanos nas Olimpíadas 2020 de Tóquio e depois do evento devem permanecer no sistema de transportes japonês.
Mesmo com uma grande rede de transportes sobre trilhos, contando com trens, metrô, monotrilhos, VLT – Veículos Leves sobre Trilhos, o governo japonês quer investir cada vez mais em serviços de ônibus menos poluentes. É uma das maiores frotas do mundo de ônibus elétricos, por exemplo.
O modelo da Toyota foi desenvolvido pela montadora em parceria com Hino Motors, no Japão.
O sistema dos veículos tem duas pilhas de células de combustível e oito tanques de hidrogênio somando 480 litros.
As duas baterias podem gerar saída de 114kW.
A Toyota anunciou também uma meta considerada ousada: a partir de 2050 zerar a produção de veículos a diesel e a gasolina, contanto apenas com tecnologia não poluente.
Em 2020, a expectativa é de vender 30 mil veículos “limpos”, incluindo o Toyota Mirai, considerado o primeiro carro de passeio a hidrogênio vendido em larga escala no mundo.
No Brasil, existem quatro ônibus elétricos-híbridos tendo como fonte de energia o hidrogênio. Todos estão em testes no Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra, entre as zonas Sul e Leste da Capital Paulista e a região do ABC.
O primeiro modelo foi apresentado em 1º de julho de 2009 e as três unidades recentes tiveram apresentação em 15 de junho deste ano.
Nenhum deles opera comercialmente ainda.
Os ônibus foram desenvolvidos por um consórcio internacional com a participação do Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e de empresas brasileiras como a Metra, que vai operar os veículos no ABC, a Marcopolo, que fez as carrocerias, e o Grupo Tutto, que faz a integração dos sistemas de propulsão a célula de combustível.
No mundo, existem ônibus a hidrogênio em países como Estados Unidos, Alemanha, Japão e China.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário